O PS exige “mais empenho do presidente da Câmara Municipal” para manter asseado o recinto onde decorre a feira quinzenal de Arcos de Valdevez (em Passos, Guilhadeses).
“Em dias de feira assiste-se no final ao mesmo triste espetáculo – os funcionários municipais a varrerem tudo o que é cartão, papel, plástico, vidro e lixo orgânico, recolhendo depois o mesmo para o lixo comum. Não é raro, em dias de vento, vermos o rio Vez, a ecovia e os campos a jusante pejados de plásticos arrastados pela ventania”, denunciou José Pereira na Assembleia Municipal de 26 de abril.
“Se mais não pode ser exigido aos funcionários municipais, muito mais tem de ser exigido ao presidente de Câmara na gestão deste espaço, nomeadamente a colocação de ecopontos móveis no recinto apenas para os dias de feira, a sensibilização dos feirantes e a criação de condições para que quem desenvolve a atividade no final do dia o possa fazer com tempo e condições que possibilitem a realização dessa operação, sem mais sobrecarga ou consumo de tempo”, apontou o deputado municipal.
Para José Pereira, “devem ser desenvolvidos esforços para limitar o impacto ambiental no rio Vez e nas suas margens”.